Achaé que eu tô com preguiça!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A verdade pertence ao jornalista?

Essa é mais uma das polêmicas verdadeiramente brasileiras. Nosso amado presidente, que não tem o menor apreço pelo ensino formal, decidiu que agora qualquer um pode ser jornalista. Joguem seus diplomas no lixo e arrumem uma boquinha em uma redação qualquer, porque agora liberou geral.

Claro que essa polêmica respingou na mãe de todos os problemas de hoje: a famigerada internet e seus blogueiros mentirosos. Veja bem, sempre acreditei que qualquer um tem o direito de se expressar, e é por isso que os jornais tem colaboradores, colunistas e um editorial. Lá é o lugar das opiniões, e não há mal nenhum em um bom bloqueiro especialista em restaurantes escrever uma coluna em qualquer jornal, afinal o jornal tem o direito de contratar quem ele quiser. O problema é quando entramos na área investigatória e uma matéria jornalística é escrita por uma pessoa que não foi treinada em colher os fatos.

Em primeiro lugar, no que você acredita? Você pode confiar na internet hoje em dia, esse mar de mentirosos?

Vamos começar com uma idéia interessante: quem é seu pai? Você realmente sabe quem é o seu pai, ou você simplesmente confiou naquilo que a sua mãe te disse? Se um jornalista publicasse que você é filho do Roberto Carlos (o cantor ou o jogador, você escolhe) você acreditaria imediatamente ou pediria um exame de DNA? Se um blogueiro desse a mesma noticia, você ignoraria imediatamente achando que algum amigo seu fez uma piada, ou ia tentar tirar uma prova? Você ao menos ia se dar ao trabalho de saber quem escreveu essa merda?

Entenda uma coisa, a verdade não pertence a ninguém, além de você mesmo. Você deve criar a sua verdade, e analisar tudo que você lê de forma critica, venha da sua mãe, de um jornalista formado ou de um blogueiro de 12 anos de idade. Você e mais ninguém deve decidir em quem confiar.

Há anos a imbecilização geral vem oferecendo conhecimento mastigado para as massas. Quando você era uma criança, sua tia cotinha falou em alto e bom som: -"Neil Armstrong pisou na lua.". Hoje loucos da internet oferecem provas que as fotos da Nasa são armadas (http://www.afraudedoseculo.com.br/). Então e agora? O que eu faço?

Decida você mesmo, porra! Pense!

Se uma questão que você julga relevante está em discussão na imprensa, esqueça preconceitos e analise os fatos, porque ninguém é dono da verdade.

Nenhum comentário: